Intercâmbios institucionais

No dia 08 de Julho de 2008, a Câmara Departamental de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES aprovou por unanimidade a solicitação de convênio de cooperação acadêmica entre a UFES e a UFRJ. No dia 10 de Julho de 2008, o referido convênio também foi aprovado por unanimidade pela Congregação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ.
Desse convênio houve a preparação conjunta desta Proposta de Curso Novo (APCN 2009), que proporciou a criação e a aprovação, em 2009, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFES, em Associação Temporária com a UFRJ. Sendo assim, desde o início do projeto a associação temporária com corpo docente da UFRJ vem sendo fundamental para o desenvolvimento do Programa de Mestrado de Ciências Contábeis da UFES.
De acordo com a definição da CAPES, Associação Temporária de IES é a opção adotada por IES que deseja criar seu próprio programa de pós-graduação em uma dada área, conta para isso com grupos de pesquisa qualificados e produtivos, mas tais grupos ainda apresentam lacuna de experiência em pesquisa ou orientação para garantir o desenvolvimento do curso de forma autônoma, pelo menos por um certo período. Com a associação temporária com um programa já consolidado, o novo programa estabelece as condições para o preenchimento de tais lacunas e posteriormente emancipar-se progressivamente da dependência dessa cooperação intensa e sistemática. O programa consolidado que aceita assumir esse importante papel na viabilização de um novo curso tem essa iniciativa valorizada no processo de avaliação de seu desempenho pela CAPES, entre outros fatores, como demonstração de sua Inserção Social e Solidariedade.
O primeiro triênio terminou com o quadro de professores totalizando 11 professores permanentes, sendo 6 da UFES e 5 da UFRJ. Ao final de 2013, o quadro de professores contava com 8 professores permanentes e 1 colaborador. A participação da UFRJ ficou restrita no ano de 2013 a 2 professores permanentes: os Profs. Marcelo Álvaro da Silva Macedo e José Augusto Veiga da Costa Marques.
Em 2014 novas alterações no quadro de professores do programa ocorreram. O programa continua contando com dois professores da UFRJ, entretanto, houve a saída do Prof. José Augusto Veiga da Costa Marques e a entrada da Profa. Fernanda Filgueiras Sauerbronn. A saída do Prof. José Augusto foi justificada por motivos pessoais e de saúde que dificultavam seu deslocamento a Vitória para o cumprimento das atividades acadêmicas junto ao programa. A Profa. Fernanda traz para o programa conhecimento na área de gestão pública, uma área importante dada a demanda expressa por alguns alunos e a negociação de convênio com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O ano de 2014 termina portanto com 8 professores permanentes, sendo 2 da UFRJ, 1 colaborador e um professor realizando pós-doutoramento.
A associação temporária com a UFRJ continuará ao longo do quadriênio que terminará em 2016, mas as perspectivas para uma maior independência do PPGCON/UFES são boas. Atualmente o Departamento de Ciências Contábeis da UFES possui 30 professores sendo 8 doutores, dos quais 5 já participam do programa. No momento há 13 professores em cursos de doutorado. Três deles com previsão para término em 2015 (os Profs. Eduardo José Zanoteli doutorando na UFMG, Luiz Claudio Louzada doutorando na UFMG e Janyluce Rezende Gama doutoranda na UnB) e com boas perspectivas para ingresso no PPGCON/UFES. Também iniciou-se em 2014 o programa DINTER em Administração com a FGV-RJ, com a participação de 5 professores do departamento.
O convênio de cooperação acadêmica entre as instituições UFRJ e UFES viabilizou a expansão também do PPGCC da UFRJ. A proposta APCN aprovada em 2013 que autorizou o início do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis da UFRJ contou com a participação da Profa. Patricia Maria Bortolon do PPGCON/UFES. Outros dois professores da UFES também começaram a contribuir com o programa da UFRJ a partir de 2014, os Profs. Alfredo Sarlo Neto e José Elias Feres de Almeida.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910